terça-feira, 4 de outubro de 2016

{TBR Book} - Outubro #1

Oi Oi Leitores Amados, tudo bem com vocês? 
Hoje vim trazer um post novo no blog, que pretendo cumprir mensalmente.





O que é um TBR Book Jar? 

TBR é uma abreviação da frase em inglês To Be Read, que em português é a nossa famosa lista Para Ler, e as palavras book e jar significam, respectivamente, livro e jarro. Assim, em resumo, TBR Book Jar quer dizer, basicamente, Jarro de Livros Para Ler

Para que ele serve? 

Acredito que 99,99% da pessoas como eu, que adoram ler tenham uma estante em casa (ou no kindle) de livros que compram no calor do momento, mas por um motivo ou outro, tenham deixado esses livros para serem lidos depois. O problema é que com o passar do tempo, aqueles livros continuam ali e a pilha daqueles que estamos para ler magicamente se multiplica. o TBR Book Jar, serve para nos “forçar” a ler os livros que já estão acumulados para leitura, há bastante tempo. 

Como funciona?

Primeiramente, você deve escrever os nomes dos livros que gostaria de ler, que está em sua estante deixado como segunda, terceira, quarta (e etc ) opção. Escreva em papel ou imprima, isso depende de como você queira que seja seu Book Jar. 
Bom, feito isso, irá colocar no Jarro todos os papeis. E irá retirar quantos livros quiser para aquele mês, ou para os próximos dias. 

Há algumas regras, mas nada complicado. 

1- Colocar na lista apenas livros que você já tenha. 
2- Quando comprar algum livro novo, adicionar o nome dele no jarro para poder sorteá-lo na próxima leitura.
3- Se você sortear um livro, nada de trocar o papel na intenção de pegar algum que está com mais desejo de ler. (Não pode pois seria trapaça, e a intenção é ler todos os livros, principalmente aqueles que já foram deixados de lado.)
PS: Em relação ao 3, se for colocar alguma coleção, coloque apenas o primeiro, ou o que você parou, para não ter risco de pegar algum da serie que não seja o da ordem.

Outra coisa, sorteie os livros quando quiser, se achar que naquele mês será tranquilo ler dois livros, pegue dois papeis, se não estiver no clima, pegue apenas um.. Apesar de ser algo para te ajudar na leitura, também é algo para ser divertido, não mais uma obrigação, que te impeça de viver ou que fique sem graça para você. 

Baseado nisso, pretendo fazer resenhas das minhas leituras para vocês, pois além de tudo, quero que vocês façam parte disso. 

Exemplos de TBR BOOK JAR 




Minha TBR Book Jar para esse mês.


Pretendo escrever as resenhas para cada livro conforme eu for terminando eles. Isso é uma meta minha para o blog ser mais "ativo". 
Bom, as leituras são bem diferentes e eu estou muito ansiosa. 

As sinopes de cada livro: 



8 comentários:

  1. Adorei a ideia, eu sou bem enrolada com algumas leituras e deixo muitas acumularem, com certeza vou fazer <3

    ResponderExcluir
  2. Tbr pra mim não funciona, já tentei mas acabo lendo menos.

    ResponderExcluir
  3. Tbr pra mim não funciona, já tentei mas acabo lendo menos.

    ResponderExcluir
  4. Amei a ideia! Se no mês eu quiser tirar só um, e acabar de ler rápido ,posso tirar outro papel no mesmo mês?

    ResponderExcluir
  5. Amei a ideia! Se no mês eu quiser tirar só um, e acabar de ler rápido ,posso tirar outro papel no mesmo mês?

    ResponderExcluir
  6. Curti a idéia , vou fazer assim *-*

    ResponderExcluir
  7. Curti a idéia , vou fazer assim *-*

    ResponderExcluir
  8. Vou fazer kk tô precisando muito fazer essa listinha porque nossa tô atrasada nos livros

    ResponderExcluir